terça-feira, 8 de setembro de 2009

About

Os Mutantes é uma banda formada no ano de 1966, em São Paulo, por Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias. A banda é considerada um dos principais grupos do rock brasileiro. Além do inovador uso de feedback, distorção e truques de estúdio de todos os tipos, os Mutantes foram os pioneiros na mescla do rock'n'roll com elementos musicais e temáticos brasileiros. Outra característica do grupo era a irrevêrencia. Se antes dos Mutantes, o gênero no Brasil era basicamente imitativo, a partir do pioneirismo de Arnaldo, Sérgio e Rita, abriu-se o caminho do hibridismo. Também participaram do grupo, Liminha e Dinho Leme.
Os Mutantes iniciou suas atividades em 1966, como um trio, quando se apresentaram em um programa da TV Record, até terminar em 1978 com apenas Sérgio Dias como integrante original. Ao longo destes doze anos, foram gravados nove álbuns - sendo que dois deles, O A eo Z e Tecnicolor, foram lançados apenas na década de 1990. Foi nessa década que foi reconhecida no cenário do rock nacional e internacional a importância dos Mutantes como um dos grupos mais criativos, dinâmicos, radicais e talentosos da história da música brasileira e mundial.

5 comentários:

  1. a banda nao teve todos os mesmos integrantes ate o fim, permaneceu apenas um Sergio Dias, que permaneceu por doze anos

    ResponderExcluir
  2. eles eram clássicos, pois revolucionaram a música tropicália.

    karolyne estrela - 9 ano C

    ResponderExcluir
  3. O fim do tropicalismo ocorreu em 1969 com seu último show ao lado de Gilberto Gil e Caetano Veloso.Eles tocaram em uma boate onde ocorreu um incidente com a bandeira nacional,que, supostamente, fora desrespeitada, no entender dos militares que governavam o Brasil naquela época.Durante o show foi pendurada uma bandeira com a frase: ''Seja Marginal,Seja Herói'' com a imagem de um traficante famoso da época que havia sido assassinado violentamente pela polícia.Os militares alegaram ainda que Caetano teria cantado o Hino Nacional inserindo versos ofensivos às Forças Armadas. Isto tudo serviria de pretexto político para que os militares suspendessem o show, prendessem Caetano e Gil.

    Marcella Rocha 9 º C

    ResponderExcluir
  4. Eles são de São Paulo,tocaram rock psicodélico,
    tropicalismo e rock progressivo,tem afiliações com a Jovem Guarda, Ronnie Von e a Tropicália.

    Marcella Rocha 9º ano C

    ResponderExcluir
  5. Eles foram muito importantes no contexto revolucionário do Brasil. Principalmente na divulgação do movimento Tropicalista no período da ditaduta, mesmo não ligando diretamente suas letras de crítica ao regime.

    Larissa Freitas

    ResponderExcluir